quarta-feira, 31 de agosto de 2011

TEXTO WIKI


Olá pessoal, uma das primeiras impressões que podemos ter através dos textos é que a nossa sociedade está totalmente envolvida hoje com as aberturas que o computador nos oferece, no mais longínquo lugar lá está ele, seja na organização de uma fazenda, para conversas informais pela rede em sites de bate papo, para conhecimento e esclarecimentos de dúvidas em algum setor de nossa vida diária e finalmente para estudar. Hoje, através do EaD, podemos usufruir deste privilégio, de nos formamos na faculdade através do uso da informática e assim como também as escolas da rede pública e privada estão integrando de forma mais acentuada o uso desta ferramenta nas suas aulas.

Bastante necessário nos dias de hoje, notamos que a universalização no uso da tecnologia tem alcançado diferentes níveis sociais e econômicos, embora com essa integração, indivíduos também a utilizem para diferentes objetivos, o que podemos ver no uso da tecnologia para roubos, pedofilias, entre outros.
Não podemos, no entanto,apenas enxergar o lado ruim da história, mas entender que em todo benefício encontramos pontos negativos e que superá-los também são meios de aprimorar a tecnologia que obtivemos até então.

A tecnologia abre muitas portas e mostra diversos caminhos. Através da educação atrelada à tecnologia podemos aumentar, em muito, a capacidade cognitiva e criativa. Conhecer locais onde nunca poderíamos estar e pessoas a quem nunca vamos encontrar. Uma quantidade imensurável de textos pra se adquirir conhecimento. Porém, é uma ferramenta tanto preciosa quanto é perniciosa. O uso dessa tecnologia deve ser direcionado, tanto pelos pais, dando limites e horários para seu uso, quanto pelos professores, dando orientações e mostrando o bom uso dessa ferramenta. Muitas são as formas de ensinar e utilizar essa tecnologia, através de vídeos, elaborações de jornais e livros digitais, blogs educativos, textos e sons, onde os alunos interagem, usam sua capacidade criativa e aprendem juntos. Muitos ainda não têm acesso direto ao mundo digital. Com a inclusão digital, não importando em que local seja, tendo oportunidade, aprendem rapidamente a fazer parte dessa cibercultura, como mostra o vídeo “O Buraco no Muro”. Bem direcionada e assessorada a educação digital só traz benefícios pessoais e educativos.

Assim como a inclusão digital nos mostra um novo rumo a seguir em direção ao progresso, nos faz refletir sobre o que realmente queremos de nosso futuro, computadores humanizados e uma sociedade ciborgizada. Talvez.
Não se pode controlar os avanços tecnológicos a medida que esses vão adentrando nossas vidas, tomando espaço de outras práticas, mas pode-se utilizar como contrapeso a disseminação de valores que, agregados à uma boa educação, norteiam o caminho para o uso correto dessas tecnologias.
O professor no papel de mediador do conhecimento sente-se obrigado a apresentar seus alunos ao mundo digital e tudo o que ele oferece, supervisionando sua utilização sem que interfira na realidade e na vida dos mesmos.
Promover experiências como a do vídeo "Buraco no muro" significa além da própria inclusão digital, acreditar que o ser humano pode se adaptar facilmente às mudanças em sua vida e que a tecnologia se faz presente mesmo para aqueles que nem sequer tinham contato com um computador.

A cibercultura, apesar de nova, faz parte do nosso cotidiano, principalmente no ambiente escolar. Entretanto, é necessário gerar conhecimento quanto as ferramentas, funcionalidades e possibilidades que as novas mídias e ambiente virtual podem nos proporcionar, alunos e professores. É necessário que aconteça um processo de adaptação à esse novo mundo. Para que esse processo aconteça adequadamente é importante utilizar recursos multi-mídia em sala de aula, como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem, de forma que estejam cada vez mais à disposição dos alunos, para que possam, não só conhecer, mas também usufruir dos benefícios e facilidades que a "virtualidade" pode nos oferecer.
A Cibercultura surgiu com a modernidade e a tecnologia, onde o homem fois endo dominado, manipulado e transformado a lidar com esse mundo virtual.
Prova disso, são a interatividade com a internet, celular, os quais estão mais acessíveis para o cidadão a cada dia que passa.
Dessa forma, foram e são criadas relações inusitadas entre as tecnologia de informação e de comunicação, e no que se refere a comunicação o papel da tecnologia foi o de liberar o homem das limitações de espaço e tempo.
Afinal em qualquer lugar que esteja, basta um clique e se pode navegar, conhecer lugares, assuntos e pessoas que não poderiam ser vistas ou conhecidas por outras pessoas, se não estivessem disponíveis através dos  computadores, celulares e outros mecanismos que nos levam à Cibercultura.
A Cibercultura, em sala de aula, deve ser investigada, procurando saber qual o potencial das ferramentas digitais, onde deve ser feito um planejamento anual a ser trabalhado, porém, os conteúdos devem ser avaliados e ver quais são mais bem abordados com a tecnologia, e ficar sempre atentos as novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje.
A Tecnologia a meu ver é uma ferramenta que contribui para o ensino e aprendizagem, ou seja, é uma ponte que liga o aluno ao conhecimento, sem contar que os jovens tem maior facilidade de assimilar novas tecnologias, e o professor acaba se retraindo, achando que deve saber igual ou mais que o aluno, sendo que nas salas de aula a linguagem, é uma como nos bate-papo da internet há um outro tipo de linguagem, mas todos com o mesmo objetivo, trocar conhecimento, comunicar-se com os outros grupos e outras culturas.
Quanto ao professor, cabe a ele se transformar num professor pesquisador, não só estar em dia com a sua área de conhecimento, mas com as novas descobertas da sua disciplina, e principalmente ser um pesquisador dos novos processos de aprendizagem que o mundo virtual e a sua tecnologia tem a oferecer ao aluno.
A meu ver, a tecnologia vai mudar muito o perfil do professor, mudando as próprias formas de pensar, ensinar e aprender, por exemplo: antes o professor era o único a possuir informações e hoje o aluno, com o uso da tecnologia, tem acesso a conteúdos que anteriormente pertenciam exclusivamente ao professor.
Quanto a inclusão digital, é de extrema necessidade o homem ter acesso nos dias de hoje, lógico que para termos computadores no muro, como descreve no filme, seria a mesma coisa que jogar dinheiro pela janela, pois a educação de nós brasileiros teria que ser trabalhada, pois uma máquina que deveria trazer o saber, a cultura, seria mais um objeto para ser vendido ou trocado por drogas, em algum ponto de usuários.
Embora seja triste relatar isso, mas infelizmente é a nossa realidade, mas pensando pelo lado da inclusão, isso seria um grande avanço, pois todos os jovens já sairiam da escola com uma bagagem invejável aos olhos do homem, e com uma capacidade que seria trabalhada normalmente, sem parecer um “bicho papão”, o que para muitos é o que a máquina representa.
A importância da inclusão digital nas escolas, disponibilizando o acesso a rede, já é um grande avanço, onde os jovens são incentivados a essa pesquisa e assim melhorando sua capacidade de interação com a cibercultura.

O uso das novas tecnologias educacionais na sala de aula está, hoje, num momento de profunda avaliação. Foi-se o tempo em que se comprava tecnologia por tecnologia; educação, algo fundamental para o crescimento e o amadurecimento de um país, não pode ficar nas mãos do mercado.
Em todas as regiões do Brasil há, hoje, educadores e pesquisadores tentando mapear o quanto, de fato, o uso dessas soluções está ajudando o aluno a aprender mais e melhor, com menos problemas de comportamento, menos evasão escolar. Isso vale para a rede pública de ensino e para a rede privada; isso vale para universidades e cursos profissionalizantes ou técnicos. Aprender é um trabalho duro que pode ou não ser facilitado pelo uso dessas novas tecnologias.

Pelo que vemos é de se notar o consenso de todos ao se referir a cibercultura, ela nos traz educação, serve-nos com a disponibilidade de nos comunicar com outras pessoas, não mais com cartas, mas sim com emails que são de uma rapidez incrível, é utilizada no nosso trabalho nas mais diversas formas, como em bancos (pela intranet e internet), escritórios de todas as áreas, delegacias, prefeituras, enfim em todas as profissões. Esta é uma ferramenta que avança dia a dia nas suas inovações, programas novos são inventados num piscar de olhos, para ajudar nas nossas atividades, é um meio que só evolui e nós como indivíduos atuantes como somos, tem que usá-los da melhor forma possível. Pelos vídeos de música pudemos ver o quanto esses novos programas incentivam aos artistas a aflorarem suas idéias em relação à arte, para embelezar e instigar a mente humana, às vezes com músicas de estrofes mínimas que se tornam extremamente agradáveis de ver e ouvir, apenas pelos sons e imagens criados através da internet

A cibercultura é algo atual em nossa sociedade, é muito evolução para a nossa realidade, por isso muito pessoas interpretam essa evolução de forma negativa, pois estão longe de saber os benefícios. Fala-se que com a chegada da internet, as pessoas lêem menos, mas, isso é totalmente sem lógica, pois as pessoas precisam ler para interagir, afinal, o que vai definir a interação são a leitura e a digitação, pois é assim que conseguimos comunicar-nos na internet. Além disso, esse mundo de informação a maior parte é gratuita, pois basta apenas um Click e temos um livro inteiro baixado em nosso computador. É certo que com essas informações, devemos ficar atento à questão dos direitos autorais, para não cometer o crime do plágio. Deve-se ter responsabilidade virtual, pois, embora estejamos lidando com a inteligência artificial para alcançar longas distâncias e acessar tudo em qualquer parte, precisamos reconhecer que são pessoas que estão do outro lado do computador e por isso mesmo devemos ter responsabilidade com as nossas ações.

Nos dias de hoje, quando a cada dia mais e mais descobertas são feitas em prol do desenvolvimento e crescimento intelectual do homem, nada mais justo que estender esse crescimento para todas as camadas da população mundial. O exemplo dado na Índia mostrou que a cibercultura pode e deve ser democratizada, pois todo ser humano tem condições de aprender da mesma forma e com os mesmos direitos. Cada professor em sala de aulas pode e deve ter esses conhecimentos para não ficar devendo aos seus alunos e assim ficar com a sua consciência sem culpas.

A cibercultura é um processo em que a sociedade foi inserida com o avanço tecnológico advindo da popularização da comunicação através da rede mundial de computadores. Isso modificou a maneira de se relacionar, com as pessoas, com o conhecimento, com as notícias, etc.. É um fenômeno relativamente novo e que precisa ser utilizado de maneira a produzir bons frutos, assegurando um bom uso dessa ferramenta e cuidando-se para evitar transtornos com o material adquirido na internet ou pessoas mal intencionadas. Na sala de aula, penso que pode ajudar muito desde, que haja uma seleção do conteúdo a ser apresentado, precisa ser planejado como um recurso, não algo que se entregue "de bandeja" ao aluno, mas que possa ser útil em sua reflexões para produção de conhecimento. A inclusão digital deve ser uma priroridade para os governos, pois possibilta o acesso das pessoas das mais variadas classes à informação e conhecimento de modo que possam prepara-se para as exigências do mercado de trabalho e da sociedade de um modo geral.

O uso das ferramentas tecnológicas em sala de aula, é importante, porque torna as aulas mais instigantes para os alunos, para isso é preciso que o professor dê um direcionamento adequado aos alunos, de forma a tornar as aulas interativas e propiciar um aprendizado para o aluno.
O vídeo Buraco no Muro, foi uma ótima iniciativa, é interessante ver a alegria das crianças ao utilizar o computador, ao mesmo tempo é uma lição para muitos ver a conscientização delas ao utilizar adequadamente os computadores.
A escola tem um papel importante a desempenhar pois sem dúvidas o acesso a tecnologia, permite que o ser humano adquira novos conhecimentos e compartilhe os que possui, há uma democratização do saber que se efetiva com o uso da rede mundial de computadores.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

COMPOSIÇÃO DE LETRA DE MÚSICA

Música: CLIQUE
Composição Camila de Lima Araujo

EXTRA!        
VENDE-SE VIAGENS AO REDOR DO MUNDO
CONHEÇA AS CURIOSIDADES DO ÚLTIMO SEGUNDO
DEIXE PEGADAS PELA WEB

NAVEGUE POR TEMPO ILIMITADO
E DAS JANELAS VEJA O INFINITO

MAIS RÁPIDO QUE VOAR DE AVIÃO
MAIS BARATO QUE IR PARA A ILHA CAIMÃO

ACHO QUE EU VOU ME CONECTAR
À REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES
EU NÃO QUERO FICAR AQUI
INERTE AO PASSAR DO TEMPO

E EM POUCOS CLIQUES
EU JÁ FUI


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

VISITA AO MASP


No dia 07 de maio, participei do Curso Introdutório à História da Arte a partir da Coleção do MASP, sob a orientação do Professor Renato Brolezzi. Foi uma ótima experiência, na companhia de divertidos colegas do Curso de Artes Visuais.
  
 

SOBRE O MASP
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, é um dos mais importantes da América Latina. Seu prédio, projetado por Lina Bo Bardi, na Avenida Paulista, é imponente, e facilmente reconhecido pelas pilastras vermelhas e por seu vão livre, constituindo-se um dos principais cartões-postais da cidade de São Paulo.
O museu abriga obras de importantes artistas de diversos períodos, como Botticceli, Rembrandt, Goya, Delacroix, Renoir, Manet, Monet, Cézanne, Degas, Van Gogh e Toulousse-Lautrec. A coleção das esculturas de Edgar Degas, de 73 peças, em bronze, é um dos destaques, e só pode ser comparada à vista em poucos museus como o Metropolitan, em Nova York, e o Museu D'Orsay, em Paris.
Além do acervo permanente, são organizadas exposições periódicas, espalhadas nos seus diversos andares, que vão desde a arte clássica à moderna e contemporânea, além de contar com mostras de fotografia, arquitetura e design.